3 de set. de 2010

Argumento para cena "Travelling", sobre texto Contagem Regressiva / Apto. 501




Palestras, livros, filmes... Uma imersão em São Francisco Xavier. Aos poucos, um desenho corporal se monta.

O processo criativo começou por idéias acumulada e cultivadas através de filmes e livros interessantes e peças teatrais contagiantes. Com o devido apoio de WP, foi-me encaminhado um curso de performance com a Silvana Abreu em SFX. Juntei minhas economias e embarquei nesse vôo sem volta. Desejo do corpo, sentimentos, movimentos. Descobri (e continuo descobrindo) coisas sobre a atriz-Sra. 501.

Após a imersão, o processo continuou. A palavra já não é fundamental, mas sim a comunicação através do corpo do ator. Com essas idéias rascunhadas, debatidas, acertadas entre eu - a atriz - e o diretor, foi escolhido um conto da Sra. M.(Contagem Regressiva / Apto. 501), com a dança e os movimentos do corpo, criei uma partitura corporal, sob as orientações de WP, em partes com 20 movimentos cada.

Ainda é necessário ensaio e aprimoramento. Porém, são gratificantes os momentos de acerto e impulsionadores são os momentos de equívoco. Ontem, dia 02 de setembro, houve um encontro com profissionais que participarão do processo de criação. Alguns apontamentos foram feitos com relação ao tempo da cena, aos movimentos e as características expressionistas da cena (a falta delas). Também foram passadas sugestões de filmes (Metrópolis, Europa, de Lars Von Trier e os filmes do ciclo expressionista alemão).

Acredito que esse trabalho ainda tenha muito a evoluir.

E para fechar o dia de ontem, assistimos ao espetáculo do Paulo José e da Ana Kutner: “Um navio no espaço ou Ana Cristina César”. Trabalho que está (bem) próximo de nossa pesquisa.

Sra. 501

Nenhum comentário:

Postar um comentário